CTE 2015 – Tire suas dúvidas sobre o concurso

logo-PVE300x300O Concurso Tempos de Escola – CTE é uma iniciativa do programa Parceria Votorantim pela Educação – PVE e visa incentivar a escrita e a reflexão sobre o valor da educação para o desenvolvimento pessoal e da sociedade. O tema da edição deste ano, Grandes atitudes pela educação, remete à campanha 5 Atitudes pela Educação, promovida pelo movimento Todos pela Educação.

A partir das dúvidas encaminhadas pelos participantes do concurso ao Blog Educação, elaboramos este breve guia com orientações gerais e indicações de links. Lembramos que é importante ler com atenção o Regulamento do Concurso Tempos de Escola 2015, que lista as propostas de redação e descreve os procedimentos para inscrição. Já no Guia de Orientações para Educadores, professores, coordenadores e gestores escolares encontrarão orientações detalhadas sobre todas as etapas do concurso e dicas sobre como planejar e realizar atividades de produção e revisão dos textos dos alunos de acordo com cada categoria.

As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de julho 7 de agosto nesta página. Em caso de dúvidas, basta escrever para contato@blogeducacao.org.br.

Quem pode participar
Podem participar do Concurso Tempos de Escola estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas dos municípios participantes do Projeto Parceria Votorantim pela Educação. Em 2015, podem participar alunos das redes públicas das seguintes cidades: Aracruz (ES), Aripuanã (MT), Barra Mansa(RJ), Cachoeira (BA), Cajamar (SP), Conceição da Barra (ES), Fortaleza de Minas (MG), Imbituba (SC), Jaboatão dos Guararapes (PE), Niquelândia (GO), Paulista (PE), Primavera (PA), Resende (RJ), Rondon do Pará (PA), São Gonçalo do Abaeté (MG), Selvíria (MS), Três Marias (MG) e Vazante (MG).

Cadastro dos alunos e envio das redações
Antes de inscrever a redação de um aluno para o concurso, é necessário realizar o cadastro que irá gerar a senha necessária para a inscrição. Os campos do cadastro marcados com um asterisco (*) são de preenchimento obrigatório. Para realizar o cadastro, acesse o link http://bit.ly/1GVPQWi. Destacamos a importância de realizar o cadastro e a inscrição das redações com calma e atenção para evitar erros no envio das informações. Não é possível alterar as redações depois de enviadas. Portanto, revise o seu texto até se sentir confortável com ele e conte com a orientação do seu professor.

As escolas podem inscrever todos os alunos que desejarem participar, não apenas uma seleção das melhores redações, pois o objetivo do concurso é incentivar a escrita entre todos os alunos. Lembramos que os professores também concorrem a prêmios de acordo com o número de alunos inscritos sob sua orientação. No entanto, é permitida a inscrição de apenas uma redação por aluno.

Propostas de redação
O CTE divide-se em quatro diferentes categorias, determinadas de acordo com a etapa educacional dos alunos participantes. As propostas de redação de cada categoria podem ser encontradas no Regulamento do Concurso Tempos de Escola 2015. Orientações específicas e sugestões de atividades para o professor estão disponíveis no Guia de Orientações para Educadores.

Orientações sobre os gêneros textuais
Cada proposta de redação do CTE 2015 pede que o aluno exercite um gênero textual diferente. O Blog Educação publicou uma série de matérias abordando os diferentes tipos de texto pedidos, com dicas de especialistas sobre linguagem e estrutura. Confira no link http://bit.ly/1U51EfL. A estrutura dos gêneros textuais também é discutida no Guia de Orientações para Educadores.

Onde encontrar informações sobre a campanha 5 Atitudes pela Educação
Para se inteirar sobre a campanha, recomendamos que o aluno visite o site http://www.5atitudes.org.br. Também indicamos a leitura da entrevista com as coordenadoras do movimento Todos pela Educação, publicada pelo Blog Educação e disponível em http://bit.ly/1CHu3hd.

Número de caracteres das redações
O número de caracteres varia de acordo com a categoria: alunos do ensino fundamental1 devem escrever entre 1.000 e 2.000 caracteres, contando os espaços entre palavras; os textos dos alunos do ensino fundamental 2 devem ter de 1.200 a 2.000 caracteres, contando espaços; os dos alunos do ensino médio devem ter entre 500 e 1.000 caracteres; e as redações dos alunos do EJA precisam ter entre 1.000 e 2.200 caracteres, também contando espaços. Cada letra, dígito ou espaço conta como um caractere. Caso o tamanho do texto esteja fora desses parâmetros, o sistema de inscrição irá alertá-lo. Para verificar o número de caracteres de uma redação, utilize a função “Contar Palavras”, disponível no menu das funções de “Revisão” do Microsoft Word.

Critérios que desqualificam uma redação
Os seguintes critérios tornam inválida a inscrição de uma redação:
– Não atender à proposta de redação de sua categoria.
– Não atender ao número de caracteres estipulado para a categoria.
– Apresentar linguagem inadequada, inconveniente ou ofensiva a pessoas ou instituições, assim como informações com caráter de denúncia.
– Apresentar linguagem ou construções incompatíveis com as aprendizagens correspondentes à faixa etária ou ano de escolaridade do aluno inscrito, segundo análise da Comissão de Triagem e Avaliação do concurso.
– Ser resultado de reprodução de outros textos, com o objetivo de burlar as disposições norteadoras do concurso.

Critérios de avaliação e seleção
A Comissão de Triagem e Avaliação do concurso selecionará de uma a três redações válidas por categoria. As finalistas serão encaminhadas à Comissão Julgadora, formada por representantes do Instituto Votorantim, do movimento Todos pela Educação, do Ministério da Educação, do Canal Futura e da Comunidade Educativa CEDAC.

Os critérios utilizados para a seleção são:
– Qualidade do texto quanto à adequação ao gênero do discurso proposto em cada categoria.
– Qualidade do texto quanto à linguagem escrita apropriada a cada gênero.
– Qualidade do texto quanto ao tratamento do tema.
– Qualidade do texto quanto à coesão textual.
– Qualidade do texto quanto às normas ortográficas.
– Qualidade do texto de acordo com a linguagem ou construções compatíveis com as aprendizagens correspondentes à faixa etária ou ano de escolaridade do aluno inscrito.

Cronograma do Concurso Tempos de Escola 2015
Inscrições: Até o dia 17 de julho de 2015. Prorrogadas até o dia 7 de agosto.
Organização e triagem técnica: Entre julho e agosto de 2015.
Seleção pela Comissão Julgadora: De 24 de agosto a 9 de setembro de 2015.
Divulgação dos resultados: Dia 16 de setembro de 2015, no Blog Educação.
Premiação: Novembro de 2015.

Bernardo Vianna / Blog Educação

Publicado em Concurso Tempos de Escola, Edição 2015, Notícias Marcado com:

Comentários

Facebook

Twitter

O conteúdo da página "CTE 2015 – Tire suas dúvidas sobre o concurso | Blog Educação", disponibilizado no website Blog Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.