bullying

A violência física ou psicológica – o chamado bullying – que muitos jovens enfrentam nas escolas é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço na mídia e nas discussões entre os profissionais da educação. Tratar deste assunto com os próprios jovens é um passo importante para poder combater e prevenir este complexo fenômeno social.

Para ajudar os educadores a trabalhar esta questão com os alunos, o Blog Educação identificou um plano de aula que traz algumas formas de abordar o tema bullying em sala de aula e promover um debate com os alunos, levando os mesmos a refletir sobre o problema.

Confira abaixo as atividades sugeridas:

Assunto: bullying
Tema Transversal: Ética
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática

Proposta de atividade:

Fazer um levantamento dos conhecimentos dos alunos em torno do tema bullying e de experiências pessoais.
Sugestão: Leitura da matéria “Ministério Público do estado tem 20 registros de bullying”, publicada no jornal A Tarde no dia 29/10/10 pelos alunos.

Obs.: Professores(as) vocês podem usar matérias sobre bullying de jornais de dias anteriores ou retiradas do portal de jornais na internet.

• Debater sobre o assunto, mostrando que aquilo que pensam ser uma simples brincadeira pode trazer algum sofrimento para o colega e que, de acordo com a intenção, repetição e motivação, pode ser caracterizado o fenômeno bullying.

• Leitura do texto “Bullying: o exercício da intimidação”.

• Pedir que os alunos pesquisem pela internet ou em bibliotecas sobre o assunto.

• Estimular a produção de questionário pelos alunos sobre práticas que podem caracterizar bullying e aplicar com alunos de outras turmas da escola que estuda.

• Sistematizar em forma de gráfico os dados levantados a partir dos questonários.Colher depoimentos dos alunos relacionados à prática do bullying.

• Divulgar as pesquisas realizadas na escola e que as outras turmas possam ter acesso.

• Apresentar na escola uma peça de teatro sobre bullying, escrita pelos próprios alunos.

• Fazer montagem de um mural com exposição das pesquisas e descobertas, tentando sensibilizar toda a comunidade escolar.

• Trabalhar a criação artística (rap, paródia, charge, tirinhas, etc.). Elaboração de um folheto informativo contendo os principais dados sobre bullying e suas características para ser distribuído na escola.

Por Cleide Quinália Escribano / Blog Educação com informações do Blog A Tarde Educação

 

One Thought to “Bullying: veja como trabalhar o tema em sala de aula”

  1. Alessandro

    Esse é um tema que sempre requer muita atenção de nós, educadores. Muito bom!

Leave a Comment