Home > Biblioteca, Documentos


Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola

11 de fevereiro de 2010

Comente

A ecapa_PDEescola2laboração do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE- Escola) representa para a instituição de ensino um momento de análise de seu desempenho, ou seja, de seus processos, de seus resultados, de suas relações internas e externas, de seus valores, de suas condições de funcionamento.

A partir dessa análise ela se projeta, define aonde quer chegar, que estratégias adotar para alcançar seus objetivos e a que custo, que processos desenvolver, quem estará envolvido em cada etapa e como e a quem se prestará conta do que está sendo feito.

O PDE é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem e outras estabelecidas, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho. O PDE, como ferramenta gerencial, não substitui o pedagógico e sim o complementa. Não indica o método pedagógico a ser adotado, mas sinaliza se este está falhando.

O presente manual tem por objetivo auxiliar a equipe escolar na tarefa de transformação de suas escolas em escolas eficazes, de qualidade. Constitui um guia para que a escola se auto-avalie e estabeleça o patamar de desempenho que pretende alcançar em um determinado prazo, mediante um conjunto de objetivos estratégicos, metas e planos de ação, com responsabilidades, prazos e custos definidos. É, assim, um guia para as ações estratégicas da escola.

Clique aqui para acessar o material completo.

Notícias relacionadas: MEC deve elaborar “expectativas de aprendizagem” para cada série do fundamentalFortaleza de Minas elabora o plano para melhorar a qualidade da educação municipalFortaleza de Minas elabora o plano para melhorar a qualidade da educação municipal

  1. Comentários
  2. 3 comentários
  3. Sou diretor de uma escola do ensino secundário básico. Já ouvi falar de um plano do desenvolvimento da escola, mas nunca tive alguém que me mostrasse um exemplar. Tenho dificuldade em elaborar o meu. Escrevo para pedir o manual. Já tenho a visão, a missão e os objetivos definidos.

    Um abraço,

    João Manuel

  4. Quero instruções para elaborar o plano de desenvolvimento da minha escola.

  5. Deixe um comentário

    Login feito como . Logout »













  • ParceriaVotorantim pela Educação

    Acompanhe as ações do projeto na sua cidade:

    Busca por cidade Aguarde, carregando... Veja os municípios que já participaram do projeto



    Agenda

    fevereiro 2012
    S T Q Q S S D
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    272829EC

    • Twitter

      • Cadastre-se para receber o nosso boletim quinzenal!
      • Acesse a página do Blog Educação no Facebook e fique por dentro das nossas atualizações: http://t.co/IVr0AG04
      • A escola do seu filho oferece merenda escolar de qualidade? Lute por esse direito!
      • Ver mais