Várias ações de mobilização movimentaram, em agosto, o projeto Parceria Votorantim pela Educação em Jacareí, no Vale do Paraíba, em São Paulo, cidade de aproximadamente 212 mil habitantes.
O grupo de mobilizadores, formado por funcionários da Fibria e por agentes-chave locais, trabalhou ativamente na região com o intuito de sensibilizar um número cada vez maior de pessoas da comunidade para o valor da educação.
Temas como o Concurso Tempos de Escola, que busca estimular o gosto pela escrita; a participação dos pais na vida escolar dos filhos como fator de estímulo aos estudos; o interesse dos jovens pela melhoria da qualidade da educação e a discussão de ideias para a viabilização de novas ações marcaram as atividades do grupo.
“Neste primeiro momento, procuramos focar nossa atuação num trabalho de aproximação com as duas escolas próximas da empresa: a Escola Estadual Antônio José de Siqueira e a Escola Estadual José Éboni. Esses dois colégios já participam de uma série de atividades promovidas pelo NEA (Núcleo de Educação Ambiental da Fibria) na região, o que facilitou nosso contato com eles”, conta Claudia Cristina Belchior, mobilizadora e funcionária da Fibria.
Segundo a mobilizadora, apesar do município ter obtido um boa nota no IDEB (5,5), superando a meta prevista para 2011 – “sempre há muito o que ser feito ou melhorado e é esse o intuito do projeto: mobilizar a sociedade para a importância da educação”. Com essa disposição, muitas ações estão sendo desenvolvidas com sucesso na localidade.
Visita às escolas
No dia 9 de agosto, o grupo de mobilizadores de Jacareí se reuniu com a diretora e coordenadoras pedagógicas da Escola Estadual Antônio José de Siqueira. O encontro serviu para divulgar o concurso Tempos de Escola e também para reforçar os objetivos do projeto Parceria. Segundo Claudia, a reunião foi bastante produtiva, com boas ideias e propostas de ações que já devem ser colocadas em prática.
Uma das questões levantadas – e que é fator de grande preocupação na escola – é o aumento do índice de gravidez na adolescência registrado entre as alunas. Essa situação tem reflexos diretos na vida escolar das jovens, seja pela dificuldade que encontram em se dedicar plenamente aos estudos por conta da nova condição, seja pelo crescimento das taxas de abandono e de evasão escolar. Para buscar uma abordagem efetiva do problema, a equipe de mobilizadores está trabalhando em conjunto com a escola na elaboração de um plano de ação. A primeira atividade prevista é a realização de palestras sobre higiene, sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis (as DSTs), que deverão acontecer na sede do NEA, com o apoio dos profissionais da área de Medicina do Trabalho da Fibria.
A necessidade de incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos também foi um tema abordado com bastante ênfase no encontro. Segundo as representantes do colégio Antônio José de Siqueira, o número de pais que acompanham de perto as atividades propostas pela escola e contribuem ativamente para a melhoria da qualidade do ensino ainda é baixo. Para transformar essa situação, os mobilizadores de Jacareí já estão articulando a realização de um evento, no qual vão falar aos pais sobre a importância da família no desempenho escolar dos filhos.
No dia 12 de agosto foi a vez de conhecer a Escola Estadual José Éboli, segundo colégio a ser visitado pelos mobilizadores. Durante o encontro com a diretora, o grupo apresentou o projeto Parceria e aproveitou para divulgar o concurso Tempos de Escola, avaliando positivamente o resultado desse contato.
Ainda como resultado das visitas , foi agendada para o dia 10 de setembro a apresentação musical “Uma viagem ao mundo da música”. As duas escolas vão receber esse projeto apoiado pela unidade da Fibria, que leva música erudita às escolas, utilizando uma linguagem voltada ao público jovem.
Apoio aos Grêmios
O projeto Parceria Votorantim pela Educação também tem dado grande valor à atuação dos grêmios escolares, como meios dos alunos exercitarem a cidadania desde cedo, participando das ações da escola. Desse modo, os grêmios podem ser grandes parceiros no trabalho de mobilização pela educação. E é isto o que vem acontecendo em Jacareí.
Dando continuidade às ações desenvolvidas em conjunto com a Escola Antônio José de Siqueira, o grupo de mobilizadores reuniu-se no dia 11 de agosto com os representantes do grêmio da escola. A ideia que é o grêmio seja um dos principais divulgadores do Concurso Tempos de Escola junto aos alunos do colégio. Na ocasião, Claudia e outros colegas de mobilização, explicaram os propósitos do “Parceria” e destacaram a necessidade dos jovens se engajarem nas ações pela melhoria da educação.
Na mídia local
Outro foco de atuação da equipe de mobilizadores de Jacareí no mês de agosto foi o contato com os profissionais das mídias locais. Para integrar esse público ao projeto e motivá-lo a abraçar a causa da educação, foi realizado no dia 24 de agosto o “Café da Manhã com Comunicadores”. O evento reuniu profissionais de veículos do município, que foram recebidos pelo Gerente Geral da unidade, Paulo Gaia. O encontro foi uma oportunidade para apresentar as ações do projeto Parceria e também mostrar os indicadores da educação no município.
A próxima ação dos mobilizadores será visitar as redações dos veículos que não puderam estar presentes no evento. Assim, o Parceria Votorantim pela Educação valoriza o papel de rádios, blogs e jornais e outros veículos como aliados na tarefa de colocar a educação na agenda do município.
Cleide Quinália Escribano / Blog Educação
Notícias relacionadas: Capacitação de conselheiros escolares em Jacareí (SP) é destaque em sites e blogsEquipe do projeto Parceria Votorantim pela Educação visita novos municípiosConheça a participação de Jacareí (SP) no projeto
Tags: comunicadores, Concurso Tempos de Escola, grêmios, Jacareí, mobilização

