Home > Acontece, Notícias


Enem: Provas de 22 e 23 de outubro serão aplicadas a 5,3 milhões de pessoas

2 de setembro de 2011

Comente

ícone acontece

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 será aplicado a 5.366.780 pessoas, em todo o país. O número corresponde ao total de participantes que tiveram a inscrição confirmada. Foram considerados isentos 3.798.874 (70,8%) dos inscritos. Estes estão, portanto, liberados do pagamento da taxa de inscrição, de R$ 35. As provas serão realizadas em 22 e 23 de outubro, sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação (MEC).

Entre os estudantes matriculados no último ano do ensino médio (concluintes), 1.224.157 são oriundos de escola pública; 276.465 informaram vínculo com instituições da rede particular de ensino. Em busca do certificado de conclusão do ensino médio, registraram-se 545.798 inscrições.

Pedidos de atendimento especial para a realização da prova foram apresentados por 60.543 inscritos, dos quais 33.328 são pessoas que guardam o sábado. No dia 22 de outubro, elas farão o exame em horário diferente — começarão a responder o caderno de provas após o pôr do sol, mas devem chegar aos locais de prova no mesmo horário dos demais inscritos — entre 12h e 13h. Eles ficarão em salas específicas, à espera do momento de iniciar o exame, e terão o mesmo tempo (quatro horas e meia) que os demais para fazer a prova.

Pediram salas de mais fácil acesso 11.606 participantes; sala hospitalar, 842. Os pedidos de prova com letras ampliadas foram feitos por 5.994 pessoas; outras 325 farão o exame em braile e 3.079, com um auxiliar para a leitura (ledor). Vão precisar de ajuda para a transcrição 3.867 candidatos; 1.502 necessitarão de intérprete da língua brasileira de sinais (libras).

Entre as regiões, o Sudeste registrou o maior número de participantes, com 1.971.958 inscrições. Vêm a seguir, Nordeste (1.692.830), Sul (667.581), Norte (552.511) e Centro-Oeste (481.900). Por faixa etária, o exame deste ano tem a maior concentração de inscritos entre 21 e 30 anos (1.704.820 estudantes).

As provas do sábado, 22 de outubro, abordarão as áreas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. As de domingo, 23, abrangerão linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

As diretrizes do Enem de 2011 constam do Edital do Inep nº 7, de 18 de maio de 2011, publicado no Diário Oficial da União de 19 de maio último, seção 3, página 40.

Confira o número de inscritos, por unidade da Federação e por faixa etária

Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep

Notícias relacionadas: Estudantes podem conferir gabaritos das cinco provas do EnemEstudantes já podem consultar local de prova do Enem no site do InepUniversia Brasil prepara simulado com provas oficiais do Enem

Tags: ,

  1. Comentários
  2. Um comentário
  3. AMIGO, SOU PROFESSOR DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS E ESTOU AQUI ME REPORTANDO A VOCÊ, EM UMA BUSCA TERMINAL POR JUSTIÇA. O GOVERNADOR DE MINAS NÃO CUMPRE UMA LEI FEDERAL QUE REGULAMENTA UM PISO MINIMO PARA O PAGAMENTO DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES. JÁ ESTAMOS A MAIS DE 3 MESES EM GREVE, COLOCANDO EM RISCO TODO ANO LETIVO DE 2011 E TALVEZ ATÉ REVERBERE NO PRÓXIMO ANO. NÃO SABEMOS MAIS O QUE FAZER, MAS ESTAMOS PEDINDO A TODOS OS FORMADORES DE OPINIÃO DO BRASIL QUE NOS AJUDE A COBRAR DOS GOVERNANTES QUE ESTÃO LITERALMENTE “FORA DA LEI” QUE PASSEM A CUMPRIR ALEI. PORQUE SOMENTE O POVO FARÁ COM QUE NOSSOS POLÍTICOS CUMPRAM AS LEIS. SE DEPENDERMOS DO GOVERNO FEDERAL, ESTAMOS COMPLETAMENTE PERDIDOS. MUITO OBRIGADO, ESPERO QUE NOS AJUDE!!!

  4. Deixe um comentário

    Login feito como . Logout »













  • ParceriaVotorantim pela Educação

    Acompanhe as ações do projeto na sua cidade:

    Busca por cidade Aguarde, carregando... Veja os municípios que já participaram do projeto



    Agenda

    maio 2012
    S T Q Q S S D
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031EC

    • Twitter

      • Com mais de 100 destaques, aprovação do PNE na Câmara entra na reta final: http://t.co/TMHZql5k
      • Na sua opinião, como o atraso na aprovação do PNE prejudica a qualidade da educação?
      • O prazo final para se inscrever no Concurso Tempos de Escola foi prorrogado para 3 de junho. Não perca tempo! http://t.co/2Ilw7aSg
      • Ver mais