Home > Diagnósticos Municipais, Mato Grosso, Nobres, Nossa Rede


Indicadores da educação de Nobres (MT)

20 de julho de 2010

Comente

Diagnóstico

O município de Nobres (ver mapa) localiza-se a 125 quilômetros de distância de Cuiabá, capital do Mato Grosso. Possui aproximadamente 15 mil habitantes (IBGE, 2009).

Em 2009, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município para os anos iniciais do ensino fundamental foi de 4,5 (numa escala de 0 a 10). Essa nota superou a meta prevista para 2009 e alcançou a de 2013, porém continua inferior à média brasileira para esse ciclo, que é de 4,6. O mesmo aconteceu nos anos finais do ensino fundamental que obteve a de 4,1.

Histórico

O IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica medido em 2007 foi de 3,9 (numa escala de 0 a 10) para os anos iniciais do ensino fundamental. Essa nota superou a meta de 2007 e de 2009, mas ainda é inferior à média brasileira para esse ciclo, que é de 4,2. Já nos anos finais do ciclo, a nota foi de 3,3, ficando dentro da meta esperada para  período.

Nobres-MT

Dos 5 conjuntos de indicadores de qualidade propostos pelo Movimento Todos pela Educação, destaca-se o baixo percentual de alunos dos anos finais do ensino fundamental que aprenderam o que era esperado em Matemática (2,2%) e Língua Portuguesa (9,8%).

ILustração: Movimento Todos pela Educação

O município possui 5 escolas com baixo IDEB identificadas pelo MEC para assistência técnica e financeira prioritária no âmbito do programa PDE Escola – Plano de Desenvolvimento da Escola.

No ENEM 2008, os alunos das 4 escolas públicas e privadas que oferecem ensino médio regular no município atingiram a média 43,49 (numa escala de 0 a 100), inferior à média dos alunos brasileiros, que foi de 49,45.

O PAR – Plano de Ações Articuladas do município encontra-se aprovado pelo Ministério da Educação. Dos seus 52 indicadores, 41 (79%) apresentam pontuação 2 ou 1 (máx.=4 e mín.=1).

Ilustração: site SIMEC/MEC
Para saber mais:

Notícias relacionadas: Nobres em Ação leva informações sobre o Ideb à populaçãoDetran capacita professores de Nobres a ensinar alunos sobre trânsitoIndicadores de Qualidade na Educação – Ensino Fundamental

Tags: , ,

  1. Comentários
  2. Nenhum comentário
  3. Deixe um comentário

    Login feito como . Logout »













  • ParceriaVotorantim pela Educação

    Acompanhe as ações do projeto na sua cidade:

    Busca por cidade Aguarde, carregando... Veja os municípios que já participaram do projeto



    Agenda

    fevereiro 2012
    S T Q Q S S D
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    272829EC

    • Twitter

      • Douglas Pereira – a importância do mobilizador para a qualificação do ensino. http://t.co/4ijV0yqW
      • No seu município existe algum projeto que atue em prol da melhoria da educação?
      • Professor deve propor reflexões sobre crescimento econômico. http://t.co/GhcdSzjj
      • Ver mais