O Projeto

Em 2008, o Grupo Votorantim abraçou a causa da Mobilização Social pela Educação como parte de sua estratégia para o desenvolvimento local. Por meio do projeto Parceria Votorantim pela Educação – PVE, direcionado e gerido pelo Instituto Votorantim, o Grupo pretende sensibilizar e mobilizar as comunidades onde atua para o valor da educação, fortalecendo e qualificando a demanda por educação. O PVE entende que todo cidadão tem direito à educação de qualidade e que assegurar esse direito é um compromisso de todos – família, escola, governo, empresa e comunidade.

“Desde 2008, mais de 40 municípios implantaram o Parceria Votorantim pela Educação, com excelentes resultados no engajamento das comunidades e com contribuições importantes para a melhoria da educação pública local”, conta o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Votorantim, Rafael Gioielli.

Para alcançar o objetivo de qualificar a demanda pela educação, o PVE disponibiliza para a sociedade seu ativo mais valioso: seus funcionários. Intitulados como “mobilizadores”, os funcionários da Votorantim envolvidos no projeto reconhecem o valor social da educação e buscam articular o tema, para que este ganhe relevância na agenda dos municípios, auxiliando a comunidade no planejamento e desenvolvimento de ações de mobilização social.

Desde 2012, a atuação do PVE nas comunidades passou a ser organizada em três pilares: mobilização social pela educação, apoio às políticas públicas de educação e apoio à gestão escolar. Dessa forma, se busca equilibrar oferta e demanda por educação de qualidade, fortalecendo o controle social e apoiando gestores públicos e escolares a planejarem e coordenarem suas políticas e ações no campo.

A metodologia do projeto se sustenta em três grupos de trabalho específicos (mobilização; gestão pública e gestão escolar) e se organiza em quatro ciclos temáticos distribuídos ao longo do ano letivo. Cada ciclo tem início a partir de uma rodada de reuniões com cada um dos grupos de trabalho, que realizam discussões sobre o tema proposto e, a partir deste diálogo, planejam ações que possam contribuir para a melhoria da educação. “O projeto busca dar suporte aos agentes locais, por meio de encontros, para que possam estabelecer e cumprir as metas relacionadas à melhoria da educação oferecida em suas cidades”, explica Mariana Franco, coordenadora dos programas de Educação, Trabalho e Via, do Instituto Votorantim.

Como parte de suas ações, o Parceria Votorantim pela Educação promove, anualmente, o Concurso Tempos de Escola, iniciativa em que alunos da rede pública de ensino escrevem redações sobre a importância da educação e concorrem a prêmios.

Para a diretora do Instituto Votorantim, Celia Picon, o projeto se destaca por atuar tanto no campo da demanda quanto no da oferta de educação. “De um lado, apoiamos os gestores públicos e escolares para que possam oferecer uma educação de qualidade para a população; de outro, trabalhamos com as famílias, alunos e comunidades para reforçar o valor social da educação. A qualidade na educação resulta do engajamento, do compromisso e do equilíbrio entre a oferta e a demanda”, elucida a diretora.

O PVE atinge hoje todas as regiões do País, tendo sido certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil; considerado uma boa prática pela iniciativa Benchmarking em Investimento Social Corporativo – BISC (http://www.bisc.org.br/index.asp); e elogiado pelo Ministério da Educação por sua metodologia.

Quer saber mais?

O Parceria Votorantim pela Educação disponibiliza na seção Materiais de Apoio informações sobre sua metodologia, diagnósticos municipais, conteúdos para ação local e diversos materiais para quem se interesse em organizar um grupo de mobilização social pela educação em sua cidade.

Facebook

Twitter

O conteúdo da página "O Projeto | Blog Educação", disponibilizado no website Blog Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.