Regulamento

REGULAMENTO DO CONCURSO TEMPOS DE ESCOLA 2015 (7ª EDIÇÃO)

1. Regulamento do Concurso Tempos de Escola 2015

1.1. O concurso

O Concurso Tempos de Escola – 7ª edição é uma iniciativa do Instituto Votorantim, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e o Canal Futura, que visa premiar redações de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas dos municípios brasileiros participantes do programa Parceria Votorantim pela Educação, que são:

1. Aracruz/ES
2. Aripuanã/MT
3. Barra Mansa/RJ
4. Cachoeira/BA
5. Cajamar/SP
6. Conceição da Barra/ES
7. Fortaleza de Minas/MG
8. Imbituba/SC
9. Jaboatão dos Guararapes/PE
10. Niquelândia/GO
11. Paulista/PE
12. Primavera/PA
13. Resende/RJ
14. Rondon do Pará/PA
15. São Gonçalo do Abaeté/MG
16. Selviria/MS
17. Três Marias/MG
18. Vazante/MG

2. Objetivo

O Concurso Tempos de Escola tem por objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância da dedicação aos estudos e o valor da educação para seu desenvolvimento pessoal e da sociedade.

Para isso, o Concurso estimula que os alunos produzam textos sobre assuntos relacionados ao que se aprende no universo escolar, registrando histórias e vivências que marcam as relações, as conquistas e os desafios que o ambiente da educação proporciona às pessoas.

Também tem por objetivo orientar os educadores para que incentivem e apoiem boas propostas de produção escrita junto aos alunos de modo que todos possam ter aprendizagens significativas ao longo desse processo.

2.1. Tema e categorias desta edição

Em 2015, o Concurso Tempos de Escola terá como Tema Geral: “Grandes atitudes pela educação” e estará organizado em quatro categorias:

Categoria 1: Alunos do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública dos municípios identificados neste regulamento no item 1.1, regularmente matriculados em 2015..

Categoria 2: Alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública dos municípios identificados neste regulamento no item 1.1, regularmente matriculados em 2015.

Categoria 3: Alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio de escolas da rede pública dos municípios identificados neste regulamento no item 1.1, regularmente matriculados em 2015.

Categoria 4: EJA (Educação de Jovens e Adultos): Alunos inscritos no segmento Ensino Fundamental – modalidade EJA ou no Ensino Médio – modalidade EJA, regularmente matriculados em 2015 dos municípios identificados neste regulamento no item 1.1.

2.2. Propostas das categorias

Categoria 1: 4º, 5º e 6º ano (EF) – “Carta aos adultos sobre a importância para as crianças de a educação escolar estar no dia a dia”
Proposta Os alunos produzirão uma carta (texto epistolar) aos adultos próximos (pais, responsáveis ou outros familiares) escrevendo sobre a importância de eles participarem da sua vida escolar no dia a dia. Poderão descrever situações cotidianas nas quais a participação dos adultos contribui para os estudos e dar ideias e dicas de como podem apoiar as crianças ainda mais na sua vida escolar; como, por exemplo, manifestar interesse pelo que o aluno aprendeu nas aulas, ir à escola mesmo em dias em que não há festividades, conversar com os professores, contar histórias de como era a escola da sua infância, ajudar as crianças a organizar uma rotina de estudos em casa, e também discorrer sobre como a história de vida ou o comportamento dos adultos os inspiram a seguir estudando. Poderão ainda recorrer às recomendações do movimento Todos pela Educação na campanha das 5 Atitudes (www.5atitudes.org.br).
Os professores, coordenadores e gestores escolares poderão utilizar material com orientações específicas, disponibilizado pelo Concurso sobre como planejar e realizar as atividades de produção e revisão dos textos dos alunos. Este material será distribuído nos municípios participantes do Concurso Tempos de Escola 2015 e estará disponível no Blog Educação.
Caracteres 1.000 a 2.000 caracteres, contando espaços.

 

Categoria 2: 7º, 8º e 9º ano (EF) – “Texto expositivo sobre as 5 Atitudes pela Educação”
Proposta Os alunos produzirão seus textos, expondo informações sobre as 5 Atitudes pela Educação, desenvolvidas pelo movimento Todos pela Educação, focando em uma ou duas delas. Poderão obter essas informações consultando os materiais da campanha (www.5atitudes.org.br) e entrevistando pessoas da escola, como colegas ou funcionários. Ao produzir seus textos expositivos, deverão discorrer sobre as informações obtidas de como as atitudes podem ser postas em prática e se posicionar a respeito.
Os professores, coordenadores e gestores escolares poderão utilizar um material com orientações específicas, disponibilizado pelo Concurso sobre como planejar e realizar as atividades de produção e revisão dos textos dos alunos. Este material será distribuído nos municípios participantes do Concurso Tempos de Escola 2015 e estará disponível no Blog Educação.
Caracteres 1.200 a 2200 caracteres, contando espaços.

 

Categoria 3: 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio – “Campanha publicitária: colocar a Educação escolar no dia a dia”
Proposta Os alunos produzirão um texto para campanha publicitária das 5 Atitudes pela Educação, com foco na Atitude 3 – “Colocar a Educação escolar no dia a dia”. O texto deve defender essa atitude e fazer com que as pessoas tenham vontade de praticá-la. Os textos devem ser produzidos como se fossem anúncios, em que sejam considerados o tom dialógico e a interlocução com os leitores.
Os professores, coordenadores e gestores escolares poderão utilizar um material com orientações específicas, disponibilizado pelo Concurso sobre como planejar e realizar as atividades de produção e revisão dos textos dos alunos. Este material será distribuído nos municípios participantes do Concurso Tempos de Escola 2015 e estará disponível no Blog Educação.
Caracteres De 500 a 1.000 caracteres, contando espaços.

 

Categoria 4: EJA nacional1 (todos os anos) – “Relato sobre experiências de vida que contribuíram para a minha
aprendizagem na escola”
Proposta Os alunos produzirão um relato sobre suas histórias de vida, relatando como estas experiências influenciaram as suas aprendizagens dentro da escola. Os professores, coordenadores e gestores escolares poderão utilizar um material com orientações específicas, disponibilizado pelo Concurso sobre como planejar e realizar as atividades de produção e revisão dos textos dos alunos. Este material será distribuído nos municípios participantes do PVE 2015 e estará disponível no Blog Educação.
Caracteres 1.000 a 2.200 caracteres, contando espaços.

1 Essa categoria terá apenas premiação pelos destaques nacionais.

2.3. Reconhecimento e premiação

Para as categorias 1, 2 e 3 será premiado um aluno destaque por município, bem como seu professor orientador, ao exclusivo critério dos organizadores. Também serão reconhecidos por município e por categoria, os professores que tiverem o maior número de alunos inscritos sob sua orientação (com o mínimo de 20 redações válidas). Abaixo encontra-se o quadro-resumo das formas de reconhecimento de alunos, professores e escolas do Concurso Tempos de Escola 2015:

Categoria 1 Categoria 2 Categoria 3 Categoria 4
DESTAQUES MUNICIPAIS Aluno Bicicleta e certificado Mini Tablet e certificado Tablet e certificado HÁ APENAS DESTAQUES NACIONAIS NESTA CATEGORIA
Professor orientador do aluno destaque municipal Certificado Certificado Certificado
Professor com maior nº de redações classificadas inscritas sob a sua orientação (mínimo de 20 redações válidas) Certificado Certificado Certificado
Escola com maior nº de redações classificadas inscritas (mínimo de 40 redações válidas) Certificado Certificado Certificado
DESTAQUES NACIONAIS Aluno Notebook Notebook Notebook Notebook
Professor orientador do aluno destaque Nacional Leitor de livros digital Leitor de livros digital Leitor de livros digital Leitor de livros digital
Professor com maior nº de redações válidas inscritas sob a sua orientação Notebook Notebook Notebook Notebook

Os textos premiados nacionalmente serão tema de reportagem exclusiva a ser produzida pelo Canal Futura. A equipe do Canal fará a cobertura na cidade e realizará entrevistas com os alunos, professores e escolas premiadas.

A entrega dos prêmios municipal e nacional será feita localmente por um representante do Grupo Votorantim.

2.4. Inscrição

A participação dos alunos no Concurso Tempos de Escola será feita unicamente via internet, por meio do preenchimento de uma Ficha de Inscrição, disponível no Blog Educação.

Cada participante poderá concorrer com somente uma redação (caso envie mais de uma produção, ele será desclassificado), com indicação obrigatória do professor orientador.

Na Ficha de Inscrição deverão ser apontados:

– Dados pessoais e informações para contato;

– Informações para contato com a escola onde estuda;

– Informações para contato com o professor orientador.

A veracidade das informações pode ser checada a qualquer momento do período de inscrição e de seleção das redações. A identificação de inconsistências nas informações fornecidas poderá resultar na desclassificação do participante.

2.5. Triagem e Avaliação

Os textos passarão por um processo de triagem pela equipe técnica do programa2, que avaliará, ao seu exclusivo critério, as produções e NÃO considerará válidas aquelas que:

– Não atenderem às propostas de cada categoria;

– Não atenderem ao número de caracteres estipulado para cada categoria;

– Apresentarem linguagem inadequada, inconveniente ou ofensiva a pessoas ou instituições, assim como informações com caráter de denúncia;

– Apresentarem linguagem ou construções incompatíveis com as aprendizagens correspondentes à faixa etária/ao ano de escolaridade do aluno inscrito, segundo análise da comissão de triagem e avaliação do Concurso;

– Sejam resultado de reprodução de outros textos, com o objetivo de burlar as disposições norteadoras do concurso.

2 Os textos são encaminhados aos participantes da equipe técnica responsável pela triagem e aos integrantes da Comissão Julgadora apenas com o ano de escolaridade e a data de nascimento do aluno, sem as informações pessoais do aluno e do professor (nome, escola e demais informações solicitadas na ficha de inscrição que possam identificá-lo/a).

Dentre as válidas, a Comissão de Triagem e Avaliação selecionará entre 1 (uma) e 3 (três) redações válidas por categoria, com base nos seguintes critérios de avaliação:

– Qualidade do texto quanto à adequação ao gênero do discurso proposto em cada categoria;

– Qualidade do texto quanto à linguagem escrita apropriada a cada gênero;

– Qualidade do texto quanto ao tratamento do tema;

– Qualidade do texto quanto à coesão textual;

– Qualidade do texto quanto às normas ortográficas;

– Qualidade do texto de acordo com a linguagem ou construções compatíveis com as aprendizagens correspondentes à faixa etária/ao ano de escolaridade do aluno inscrito.

As finalistas serão então encaminhadas à Comissão Julgadora, formada por representantes do Instituto Votorantim, movimento Todos pela Educação, Ministério da Educação (MEC), Canal Futura e Comunidade Educativa CEDAC.

2.6. Da cessão de direitos

2.6.1. Os Vencedores cederão, a título gratuito, o direito de uso de voz e/ou imagem e/ou da obra, realizada e/ou produzida no projeto/evento, para ser veiculada em peças de comunicação dos organizadores.

2.6.2. A cessão será pelo período de 01 (um) ano a contar da data da inscrição no concurso, ou seja, podendo os organizadores utilizarem o direito cedido até o prazo referido neste instrumento.

2.7. Cronograma

Inscrições: Até o dia 17 de julho de 2015. Prorrogadas até o dia 7 de agosto.

Organização e triagem técnica: julho e agosto (1ª quinzena) de 2015

Seleção pela Comissão Julgadora: de 24 de agosto a 9 de setembro de 2015

Divulgação dos resultados: 16 de setembro de 2015, no Blog Educação (www.blogeducacao.org.br)

Premiação: novembro de 2015.

2.8. Sobre eventuais ajustes e atualizações

Eventuais atualizações neste regulamento serão publicadas no Blog Educação

Clique aqui e faça download do regulamento.

Baixe o Guia de Orientações para Educadores por este link.

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