Home > Itaú de Minas, Minas Gerais, Nossa Rede


Equipe do Parceria Votorantim pela Educação discute mobilização

27 de março de 2010

Comente

Mobilização social: hora de partir para a prática

O terceiro dia da oficina de mobilização começou por uma reflexão de Paulo Freire sobre situações-limite, que, segundo ele, são desencadeadoras do “inédito viável”, ou seja da inovação que se aplica no cotidiano . Na prática, os participantes puderam dramatizar diversas situações difíceis e buscar soluções para promover o envolvimento da comunidade na melhoria da educação.

Para dar o ponta-pé inicial, houve uma rodada de relatos sobre a visita que os mobilizadores fizeram às escolas de suas cidades, como tarefa preparatória para a oficina. Reges Escher, da Fibria, contou a visita feita a uma escola rural de Capão do Leão (RS). Ele observou a distância entre aquela unidade escolar e a secretaria municipal de educação, destacando, porém, o interesse da comunidade pela escola. Roberto, da Votorantim Cimentos, de Itaú de Minas, comentou sua experiência nas escola públicas com o Proerd, um programa contra drogas do qual participou há alguns anos.

O consenso foi que sem parceiros não se dá conta de resolver tantos problemas. E ainda que, nessa busca de soluções, o processo deve ser o mais democrático possível. No final, todos concordaram que é preciso mudar a fala comum de identificar culpados para reconhecer que todos são responsáveis.

Na atividade seguinte, os mobilizadores escolheram entre os “27 saberes”, de Paulo Freire, identificando-se com uma das expressões deixadas pelo educador. Isso preparou a discussão de pontos facilitadores e dificultadores da mobilização, colocando em pauta o objetivo da rede (despertar o compromisso da sociedade com educação de qualidade) e o seu papel (promover o diálogo e potencializar as intencionalidades educativas de cada agente-chave).

Motivação: motivo para a ação

A parte da tarde do terceiro dia de capacitação foi marcada pelo trabalho prático. Os mobilizadores puderam vivenciar algumas questões desafiadoras, com o apoio dos conceitos abordados nos dias anteriores. As dinâmicas permitiram exercitar a elaboração de um plano semelhante ao que eles deverão construir em seus município com a rede de agentes-chave do Parceria Votorantim pela Educação (PVE). Em uma das tarefas do dia, o grupo discutiu, inclusive, como mapear potenciais integrantes dessa rede local de parceiros da educação.

Como motivar pessoas para atuar em redes por uma causa social? Priscila Ramalho, do Instituto Paulo Freire, provocou o debate e a participação de todos. Entender a comunidade e conhecer o território no qual se está atuando devem ser os primeiros passos. A experiência dos profissionais que já atuaram como mobilizadores também contribuiu na proposição de ações desencadeadoras: uma festa, um evento esportivo ou um material de comunicação, por exemplo.

A customização de atividades por público foi muito discutida. Priscila reforçou que o sucesso da articulação depende de esforços direcionados para cada segmento da sociedade. Construir uma agenda coletiva também mostrou ser o caminho para programar o trabalho ao longo do ano. Um calendário regular de reuniões, participação em feiras e atividades culturais da cidade, gincanas, encontros na escola, na igreja, na associação de bairro… Na mobilização social, todo lugar é palco e todo mundo é público para apresentar e discutir o valor da educação.

O exercício feito em grupo e compartilhado depois promoveu uma grande troca de experiências. Os mobilizadores puderam avaliar diferentes abordagens, discutir carências e potencialidades de suas comunidades e captar ideias que serão levadas para a mobilização em seus municípios.

Fique por dentro

Conheça algumas experiências de mobilização já realizadas no Parceria Votorantim pela Educação:
- Nobres (MT)
- Itapeva (SP)
- Fortaleza de Minas (MG)
- Alcobaça (BA)

Veja as fotos dos dois primeiros dias de capacitação dos mobilizadores do Parceria Votorantim pela Educação.

Notícias relacionadas: Confira as fotos da oficina de capacitação de mobilizadoresConfira a agenda de Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela EducaçãoFórum DCA elabora plano de trabalho para sensibilizar a sociedade sobre a importância da família na vida escolar

Tags:

  1. Comentários
  2. 2 comentários
  3. Prezados Mobilizadores,

    Fiquei muito emocionada em ver as fotos e acompanhar pelo blog os melhorem momentos da oficina de capacitação! Ser um agente de mobilização requer muito trabalho e responsabilidade, mas o retorno que temos da pessoas que se envolvem no processo é mais que gratificante! Poder contribuir no despertar da educação de qualidade em nosso município é participar dos processos de mudanças que nosso país precisa!
    Parabéns por chegarem até aqui!
    Bom trabalho!

    Tatiana Motta

  4. Iniciativa fantástica!!! Parabéns!!! Acompanharei de perto!!!

  5. Deixe um comentário

    Login feito como . Logout »













  • ParceriaVotorantim pela Educação

    Acompanhe as ações do projeto na sua cidade:

    Busca por cidade Aguarde, carregando... Veja os municípios que já participaram do projeto



    Agenda

    fevereiro 2012
    S T Q Q S S D
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    272829EC

    • Twitter

      • Voluntários incentivam família a se aproximar da escola em diversos Estados: http://t.co/939iV8I6
      • A mudança de presidente do Inep é o melhor caminho para resolver os problemas do Enem?
      • O seu município trabalha para integrar a comunidade e a escola? Caruaru (PE) sim. Conheça o projeto: http://t.co/6ZISudXX
      • Ver mais